Papel do Dinheiro na Sociedade: Entendendo sua Origem e Importância



Dinheiro é fé, ou seja, você confia que vai conseguir trocar as notas ou o que aparece na sua conta bancária para se alimentar, por exemplo. Dinheiro precisa ser escasso, se não for escasso, ele não tem valor.

Tendo essas premissas em mente, podemos seguir para a pergunta: Por que o dinheiro foi criado? De forma sucinta, dinheiro é a forma mais prática de fazermos trocas. Como assim? Imagine, sem a existência dele, se você fosse uma manicure, por exemplo, você precisaria fazer as unhas do açougueiro e de suas filhas para obter um pedaço de carne em troca. Com a moeda, isso passou a não ser necessário, uma vez que seu trabalho é trocado por moedas obtidas através de seu esforço (trabalho).

À medida que o comércio se tornou mais fácil, através das moedas, criou-se a necessidade de evitarmos trapaças, uma vez que dinheiro é confiança. A cidade-estado da Lídia conseguiu esse feito por volta de 600 a.C. O governo de lá resolveu acabar com a confusão fundindo metais preciosos na forma de pepitas com peso e grau de pureza predeterminados e imprimindo uma gravura em cada uma das peças, como um selo de autenticidade.

Você está achando que esse foi o principal papel do dinheiro em nossa sociedade, certo? Porém, o dinheiro resolveu outro problema bem mais importante.

Imagine se o governo do Brasil, por exemplo, dependesse de ouro e prata para dar valor aos Reais que estão na sua carteira ou no seu banco. Seria praticamente impossível suprir a necessidade de moedas em circulação atualmente. Para resolver esse problema, Solon, importante estadista, legislador e poeta grego antigo, criou a tese de que, se as pessoas confiavam ao Estado o valor real de suas moedas, não era ao ouro nem à prata que estavam confiando o valor. Sólon passou a misturar metais mais baratos na matéria-prima das moedas para ter como produzir mais dinheiro. Uma moeda de prata, agora, tinha apenas 73% do minério. Logo, com mais moedas em circulação, as pessoas teriam mais motivos para efetuar compras. Os produtores de milho, por exemplo, teriam motivos para produzir mais e assim criar uma reação em cadeia baseada na necessidade de acumular dinheiro que vemos nos dias de hoje na sociedade.

Claro que a história do dinheiro é mais complexa do que os parágrafos anteriores. Mas esses foram os principais motivos que fizeram o dinheiro ou a economia ser o que é hoje.

Dinheiro é fé, ou seja, você confia que vai conseguir trocar as notas ou o que aparece na sua conta bancária para se alimentar, por exemplo. Dinheiro precisa ser escasso, se não for escasso, ele não tem valor.

© 2023 Equipe Prevkids. Todos os direitos reservados.