Warren Buffett é um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo e foi, várias vezes, o homem mais rico do mundo. Ele é o único dos vinte primeiros da lista de bilionários que alcançou tal posição apenas por meio de investimentos, tendo um patrimônio superior a 113 bilhões de dólares.
Sua visão para os negócios já chamava a atenção desde muito jovem, vendendo produtos de porta em porta e lucrando com a comodidade que oferecia aos vizinhos.
Buffett estudou na Wharton School da Universidade da Pensilvânia aos 17 anos, antes de se transferir e se formar na Universidade de Nebraska aos 19 anos. Posteriormente, ele estudou na Columbia Business School, onde foi aluno de Benjamin Graham e desenvolveu sua filosofia de investimento em torno do conceito de “value investing”.
Em 1956, Buffet criou a Buffett Partnership Ltd e sua empresa acabou adquirindo uma empresa de manufatura têxtil chamada Berkshire Hathaway, assumindo seu nome para criar uma holding diversificada. Buffett é o presidente e maior acionista da Berkshire Hathaway desde 1970 e, desde então, viu suas ações valorizarem mais de 1.000.000%.
Além de seu pai, Buffett teve especialmente duas grandes influências que ajudaram a formar sua metodologia de investimento: Benjamin Graham e Philip Fisher. Deles, Buffett absorveu conceitos importantes, respectivamente a estratégia “value investing” e a de investir em empresas com potencial de crescimento saudável.
De acordo com a primeira citada, para investir corretamente, deve-se avaliar uma empresa além do preço dado pelo mercado, isto porque podem haver diferenças entre o preço da ação e o valor real da empresa em questão. A essência do “value investing” está na avaliação entre valor e preço: enquanto o preço é o quanto você paga por algo, o valor está relacionado com as características do produto e a sua importância.
A respeito disso, Buffett tem uma citação famosa: “preço é o que você paga, enquanto valor é o que você leva.”
Buffet também deu muito ênfase na questão da atitude mental que deve ter o investidor. Para ele, o mercado tende a alternar entre um excesso de otimismo que supervaloriza os preços de algumas ações por um lado, e no outro, o pessimismo injustificável, que faz os preços ficarem abaixo do seu valor real.
Muitas vezes Buffett disse “seja otimista quando todos são pessimistas, e pessimista quando todos são otimistas”, isto é, após identificar oportunidades, ter coragem para firmar posição, o que muitas vezes pode exigir se posicionar de maneira contrária aos demais.
Outro ponto muito citado por ele fala dos juros compostos, conceito este fortalecido a partir da leitura do livro de Fisher, que foi um dos seus principais mentores e teórico da estratégia “buy and hold”. Em português, chamamos essa estratégia de “compre e segure”, justamente porque o fator mais importante para usufruirmos dos benefícios dos juros compostos é o tempo. Isso porque, no curto prazo, esses juros não provocam grandes efeitos. É no longo prazo que eles acabam sendo os grandes responsáveis pela multiplicação do seu patrimônio.
Ter consistência é essencial. De nada adianta afirmar que vai segurar a empresa por muito tempo e acabar vendendo no primeiro susto do mercado. Também não adianta construir uma estratégia de acumulação de capital e não ser consistente com aportes regulares.
Por fim, Warren Buffett fala muito sobre humildade e simplicidade. Reconhecer que sempre é possível aprender mais está no cerne de seu sucesso. Aprendizado nunca é demais, e você precisa estar atento às notícias, ao cenário macroeconômico, à estrutura das empresas e aos hábitos de consumo.
Sobre a simplicidade, vale para o seu estilo de vida, mas também para as escolhas nos investimentos. Uma das regras básicas da educação financeira é ter um custo mensal fácil de gerenciar. Para você ter uma ideia, Warren Buffett nunca abriu mão dos seus hábitos mais simples e mora na mesma casa que comprou nos primeiros anos da sua vida adulta.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história e as estratégias de investimento de Warren Buffett, que tal colocá-las em prática na sua vida financeira?
Lembre-se sempre de manter a simplicidade, ter paciência para aplicar a estratégia de "compre e segure", ter consistência e estar sempre aprendendo.
E se você precisa de ajuda para dar os primeiros passos rumo à sua liberdade financeira, conte com a Prevkids. Nossa plataforma oferece conteúdo educacional sobre finanças pessoais para crianças e jovens, além de ferramentas para ajudar pais e responsáveis a ensinar sobre o assunto de forma divertida e interativa.
Não deixe para depois, comece agora mesmo a trilhar o caminho para a realização dos seus sonhos financeiros!
Se quiser saber mais sobre como a Prevkids pode ajudá-lo, entre em contato conosco. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a construir um futuro financeiro sólido e próspero!